postado em 10/06/2008 12:12
PERPIÑAN - Duas necrópoles dos séculos IX e VI a.C. e dos séculos II e IV d.C., com um total de 350 túmulos, foram descobertas em Perpiñán (sul da França) indicaram nesta terça-feira (10/06) em publicações especializadas. "Trata-se da descoberta de um conjunto bem organizado", declarou Assumpcio Toledo Y Mur, engenheira de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP), que dirige as excavações. "Desde os anos 50, é a descoberta mais importante de uma necrópole proto-histórica", acrescentou.
As duas necrópoles ocupam uma superfície total de 1,5 hectare no local onde uma estrada está sendo construída. Os arqueólogos iniciaram os trabalhos no dia 31 de março e ainda têm dois meses para terminar o trabalho. Na necrópole mais recente, 38 tumbas com esqueletos e mais de 300 urnas contendo cinzas e fragmentos de ossos foram desenterradas de uma profundidade de 60 a 80 centímetros.
As duas necrópoles estavam localizadas em um terreno que havia sido transformado em área de cultivos durante o período medieval, constataram os pesquisadores com base em alguns vestígios de viticultura.