postado em 10/06/2008 19:59
NOVA YORK - Dez aeroportos americanos, incluindo os de Nova York e Los Angeles, estão instalando scanners capazes de ver através da roupa dos passageiros, anunciou o departamento de Transporte.
As cabines transparentes são fechadas por completo ao redor do passageiro e emitem "ondas milimétricas" que atravessam a tela da roupa em busca de metais, cerâmicas, plásticos, materiais químicos ou explosivos, explicou a autoridade de segurança aérea em seu site.
A imagem em três dimensões, exibida para um agente em um compartimento separado e fechado, distorce o rosto da pessoa para que ela não seja reconhecida.
Protestos
A operação dura apenas alguns segundos e o objetivo é substituir a revista manual. No entanto, Barry Steinhardt, diretor do programa "tecnologia e liberdades" da associação de defesa das liberdades ACLU, declarou à AFP que "as pessoas nem imaginam a que ponto as imagens são gráficas". Ele afirma que é possível distinguir claramente o corpo do passageiro, suas formas e até mesmo seus genitais.
A associação destaca em seu site que o aparelho "revela detalhes altamente pessoais do corpo, tal como rastros de cirugia de mama, bolsas colocadas após a extirpação do cólon, implantes de pênis, catéteres, o tamanho do busto das mulheres e do órgão genital masculino".
Lara Uselding, do departamento de Transporte, esclareceu à AFP que os passageiros poderão escolher "entre a imagem corporal e a revista física" direta tradicional.
O governo americano prevê a instalação de mais 30 aparelhos antes do fim do ano. Na Europa, o aeroporto Schiphol, de Amsterdã, já utiliza esse tipo de scanner.