postado em 11/06/2008 19:47
SANTIAGO - Uma pessoa morreu e nove sobreviveram a um acidente com um avião no sul do Chile que estava desaparecido desde sábado (07/06) e que foi encontrado nesta quarta-feira (11/06) por homens do Exército e civis responsáveis pela busca, informaram as autoridades.
Os sobreviventes, entre eles três feridos graves, foram levados da localidade de La Junta, a 1.200 km ao sul de Santiago, ao Hospital de Base da cidade de Puerto Montt por efetivos da Força Aérea chilena.
Em sua chegada foram recebidos por familiares que nunca perderam a esperança de encontrá-los com vida.
O único falecido foi o piloto Nelson Bahamonde, de 60 anos, vítima de hemorragia interna dois dias depois do acidente, segundo a intendente (governadora) da região de Aysén, Silvia Moreno. Ela agradeceu a manobra realizada pelo piloto para pousar numa zona de bosques.
O avião, um Cessna 208 Caravan, foi encontrado a 15 km de La Junta - onde deveria chegar na tarde de sábado. O monomotor havia decolado de Puerto Montt em direção ao sul e, para evitar as cinzas expelidas pela erupção do vulcão Chaitén, tomou uma rota alternativa.