postado em 12/06/2008 10:31
GAZA - Quatro palestinos morreram e 50 ficaram feridos nesta quinta-feira (12/06) após uma explosão de uma residência na zona norte da Faixa de Gaza, informaram os serviços de emergência. Testemunhas e o movimento radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, afirmaram que a explosão que destruiu uma casa de dois andares em Beit Lahya foi provocada por um ataque aéreo israelense.
O Exército israelense desmentiu a acusação. O canal de televisão do Hamas, Al-Aqsa, informou que a casa pertencia a um líder militar da cidade. O Exército israelense afirmou que o incidente pode ter sido provocada dentro da residência por manipulação de explosivos. "O Exército não tem nenhum vínculo com o que dizem os palestinos. Nossas forças aéreas e terrestres não atuaram no momento da explosão", afirmou Avital Leibowitz, porta-voz do Exército.
Segundo o médico Muawiya Hassanin, quase todas as vítimas pertencem à mesma família. Entre os feridos está um bebê de quatro meses. O Hamas acusou Israel de ter executado um ataque aéreo. "Responsabilizamos integralmente a ocupação israelense por este crime", afirmou o porta-voz do "governo" do Hamas em Gaza, Taher al Nunu. Após a explosão, o braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedin al-Qassam, disparou vários foguetes contra Israel.