postado em 13/06/2008 12:01
DUBLIN - O "não" ao Tratado da União Européia (UE) venceu em pelo menos 27 das 43 circunscrições da Irlanda, segundo a apuração oficial dos votos do referendo celebrado nesta quinta-feira na ilha. Os dados oficiais confirmam a derrota do Tratado de Lisboa, o que provocará uma crise institucional na Europa.
A votação foi acompanhada com atenção por todo o continente. Com o "não vencedor, o Tratado de Lisboa - um calhamaço que em muitos pontos é difícil de ser compreendido - estará fadado ao fracasso depois de ter sido arduamente negociado por representantes dos 27 países que integram a UE, bloco onde vivem quase 500 milhões de pessoas.
O complicado documento ; sucessor da falida constituição rejeitada em 2005 pelos eleitores franceses e holandeses ; fortaleceria as instituições e as prerrogativas da UE em consonância com a rápida expansão política e econômica do bloco. Para ser convertido em lei, o Tratado de Lisboa precisa ser ratificado por todos os países da UE. Dezoito dos 27 países do bloco já o fizeram. Nesta quarta, Estônia, Finlândia e Grécia aprovaram o acordo.