Mundo

Empresa é acusada de racismo por vender boneco-macaco de Obama

;

postado em 16/06/2008 18:09
Uma tentativa de promover um instrumento descontraído de campanha acabou em acusação de racismo nos Estados Unidos. Uma empresa de Utah vendia no site , bonecos de meia vestidos como o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama. O detalhe é que o fantoche tinha a cabeça de um macaco.

Boneco gera polêmicaApós manifestações de internautas contra o suposto preconceito, a empresa responsável publicou um pedido de desculpas no site "a todos os que ficaram tristes com a idéia do brinquedo". A nota também informa que o boneco não será mais produzido.

A empresa Sock Obama LLC também emitiu nota no último sábado (14/06), dizendo que somente havia feito "uma comparação casual, afetuosa e graciosa entre um candidato e um brinquedo que tínhamos quando éramos pequenos;. O comunicado foi divulgado em uma matéria da rede FOX News.

Mas a presidente da National Association for the Advancement of Colored People (organização pela luta do direito civis dos negros americanos) não viu graça na brincadeira. Ela classificou o boneco como ;racismo puro e extremo;, segundo a reportagem citada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação