postado em 18/06/2008 12:15
PEQUIM - A capital do Tibete, Lhasa, será reaberta aos turistas em breve, em uma data que será divulgada após a passagem, no sábado, da tocha olímpica pela região, anunciou nesta quarta-feira (18/06) a agência oficial Nova China. O vice-prefeito de Lhasa, Chen Zhichang, afirmou que os turistas estrangeiros serão autorizados a viajar para a capital tibetana "muito em breve", segundo a Nova China.
As autoridades chinesas fecharam o Tibete para os turistas estrangeiros após os distúrbios de 14 de março, em Lhasa, depois de quatro dias de manifestações pacíficas contra o poder chinês. Chen, contudo, não informou se outras partes do Tibete também serão reabertas aos turistas estrangeiros.
A data da reabertura de Lhasa será anunciada oficialmente depois da passagem da chama olímpica pelo Tibete, indicou Jiang Ga, diretor do escritório de turismo da capital tibetana, citado pela agência oficial. Na quarta-feira, o comitê de organização dos Jogos Olímpicos de Pequim, confirmou que a tocha ficará um dia no Tibete.
A China havia previsto em um primeiro momento um itinerário de três dias no Tibete, de 19 a 21 de junho, mas modificou o calendário após o terremoto de 12 de maior na região de Sichuan (sudoeste), que deixou mais de 80.000 mortos e desaparecidos.