postado em 18/06/2008 20:53
LOS ANGELES - O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, comprometeu-se nesta quarta-feira (18/06) a promover uma reforma migratória, no momento em que corteja o voto hispânico.
Em entrevista a um jornal de Los Angeles, McCain garantiu que abordará "a reforma migratória no dia seguinte à posse", por considerá-la uma "responsabilidade federal importante".
O candidato republicano voltou a convidar seu adversário democrata, Barack Obama, a comparecer a um ato organizado pelo Conselho Nacional da Raça, uma entidade defensora dos direitos dos imigrantes, em julho, na cidade de San Diego (Califórnia).
"Seria mais apropriado permitir aos hispânicos que vão a esta convenção a formulação de perguntas, ao invés de fazermos discursos", disse McCain.
O Conselho Nacional da Raça é uma das maiores organizações de defesa dos direitos civis de origem latino-americana nos Estados Unidos, e um constante promotor de uma reforma migratória para solucionar a situação dos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA.
McCain e Obama têm incluído mensagens em espanhol em suas respectivas campanhas políticas para conquistar uma comunidade hispânica heterogênea, que geralmente se inclina pelos candidatos republicanos na Flórida e pelos democratas na Califórnia e Nova York.