postado em 19/06/2008 13:35
Oakville, Iowa - As operações para construir barragens com sacos de areia continuavam nesta quinta-feira (19/06) em Illinois e no Missouri para tentar conter as águas do rio Mississippi. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, bastante criticado pelo modo como seu governo lidou com o furacão Katrina, em 2005, planejava hoje inspecionar pessoalmente duas cidades alagadas no Iowa.
Bush estava na Europa durante as fortes chuvas da semana passada, mas buscou demonstrar sua preocupação com o tema. A primeira parada do presidente será em Cedar Rapids, que sofreu sua pior enchente na história. A cidade foi submersa pelo rio Cedar, que subiu quase 6 metros. Depois Bush deve seguir para Cidade de Iowa.
Com a região ainda lutando contra o impacto das enchentes, a previsão era de chuvas bastante fortes em uma área de 145 quilômetros de Quincy, Illinois, até Winfield, no Missouri.
No geral, as tempestades em seis Estados do Meio-Oeste já mataram 24 pessoas, deixaram 158 feridos e forçaram milhares a abandonar suas casas. O prejuízo estimado é de mais de US$ 1,5 bilhão (R$ 2,4 bilhões) apenas no Iowa.