postado em 19/06/2008 18:09
Bruxelas - O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, pediu nesta quinta-feira que a Europa "intervenha" frente a um euro que considera "supervalorizado" e prejudicial para a economia, durante uma reunião de dirigentes conservadores europeus, segundo participantes do encontro.
"O euro está supervalorizado e isso prejudica duramente os produtos europeus", considerou Berlusconi durante uma reunião em Bruxelas do Partido Popular Europeu (PPE), antes de participar da reunião de cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE). "A Europa deve intervir nesta questão", acrescentou.
Considerando que a UE "até o momento não soube intervir" de maneira apropriada, Berlusconi afirmou que é necessário "mudar de velocidade". O euro bateu nos últimos meses um recorde após outro frente ao dólar, até atingir seu nível histórico mais alto de 1,6019 dólar no dia 22 de abril. Depois caiu e agora flutua em torno de 1,55 dólar. Silvio Berlusconi criticou também o Banco Central Europeu (BCE), ao considerar que este deveria ampliar suas atribuições e não se ocupar apenas do controle da inflação.