postado em 19/06/2008 20:18
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem três pontos de vantagem sobre seu adversário republicano, John McCain, e está ganhando terreno entre os eleitores de Hillary Clinton, de acordo com uma pesquisa da emissora FOX News, divulgada nesta quinta-feira (19/06).
Segundo a pesquisa, com margem de erro de três pontos, Obama lidera com 42%, contra os 39% de McCain, em uma lista que inclui candidatos menos importantes, como o defensor dos direitos dos consumidores Ralph Nader e o liberal Bob Barr.
Em um confronto direto, Obama tem uma vantagem de quatro pontos sobre McCain - 45% a 41%. Esse resultado se mantém coerente com a liderança de Obama em outras enquetes recentes divulgadas por Zogby, Gallup e ABC News/Washington Post.
A sondagem da FOX, que em abril havia dado a McCain uma vantagem de três pontos sobre Obama, tinha o republicano como o candidato mais favorável para lutar contra o terrorismo e conduzir o conflito no Iraque. Em contrapartida, o candidato democrata era o melhor em economia e no sistema de saúde.
Essa pesquisa também mostrou que a rejeição dos eleitores de Hillary, após sua derrota, está serenando.
Em abril, 32% dos votantes da ex-primeira-dama disseram aos entrevistadores da FOX que apoiariam McCain nas eleições de novembro, se Obama ganhasse a candidatura democrata. Esse percentual está agora em 17%, enquanto 68% pretendem seguir Obama.
A enquete indicou ainda que o presidente George W. Bush atingiu um recorde de baixa aceitação, com 29%, caindo dos 32% registrados em abril.