postado em 20/06/2008 07:54
JERUSALÉM - A maioria dos israelenses apóia o acordo de trégua com o grupo islâmico palestino Hamas que entrou em vigor nesta quinta-feira em Gaza, embora não acreditem que vá durar, ressaltou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20/06). Das pessoas consultadas, 55% se declararam a favor da trégua, 39% são contra e 5% não manifestaram opinião.
No entanto, uma ampla maioria de israelenses (79%) disse "não crer, ou ter tendência a não crer" que a trégua durará, segundo a mesma sondagem, efetuada pelo instituto independente Dahaf e publicada pelo jornal Yediot Aharonot. A pesquisa mostra, de qualquer forma, uma mudança da opinião pública em relação a outras pesquisas anteriores.
Segundo uma pesquisa divulgada no dia 12 de junho, a grande maioria dos israelenses (68%) se opunha a um acordo de trégua com o Hamas se o movimento palestino não garantisse a libertação de um soldado israelense capturado em 2006 e detido em território palestino.
A sondagem apresentada nesta sexta-feira foi realizada com 500 pessoas (judaicas e árabes), com margem de erro de 4,5%. Hamas e Israel deram início na quinta-feira a uma trégua na Faixa de Gaza negociada com a mediação do Egito.