postado em 20/06/2008 08:26
BRUXELAS - A União Européia (UE) ameaçou aumentar as sanções "contra os responsáveis pela violência política" no Zimbábue, indica um projeto de texto que deve ser aprovado nesta sexta-feira (20/06) pelos 27, em clara alusão ao regime do presidente Robert Mugabe.
"A violência praticada até agora, a intimidação e as medidas tomadas contra as ONGs para suspender a ajuda e o acesso internacional às zonas rurais avivam os temores do povo zimbabuano e da comunidade internacional sobre as condições nas quais será realizada a eleição, essencial para o futuro do Zimbábue", ressalta o texto, que será submetido à aprovação dos dirigentes europeus reunidos na reunião de cúpula de Bruxelas.
"O Conselho Europeu reitera que está preparado para adotar medidas adicionais contra os responsáveis pela violência", aponta o documento. A Grã-Bretanha, ex-potência colonial do Zimbábue, defenderá o endurecimento da posição da UE em relação a Mugabe antes do segundo turno das eleições presidenciais de 27 de junho.
Mugabe, de 84 anos e há 28 no poder, é acusado de ter intensificado a repressão às vésperas do segundo turno da eleição presidencial de 27 de junho, no qual tentará derrotar o líder opositor Morgan Tsvangirai.