postado em 20/06/2008 09:59
PEQUIM - Pela primeira vez, o presidente chinês Hu Jintao se dirigiu brevemente nesta sexta-feira (20/06) aos internautas na edição on-line do Diário do Povo, órgão do Partido Comunista Chinês, anunciou a agência estatal Nova China. Hu foi aos escritórios do site do Diário do Povo e respondeu apenas a duas perguntas, relacionadas com o uso que faz da internet, das diversas questões apresentadas pelos internautas.
"Quando navego pela internet, me interesso em primeiro lugar pelas notícias da China e do exterior", assegurou Hu Jintao, que reconheceu que não conseguia navegar pela rede todos os dias devido ao pouco tempo disponível. Durante a madrugada, várias perguntas haviam chegado ao fórum de discussão e muitas faziam referência ao aumento dos preços dos combustíveis, que entrou em vigor nesta sexta-feira, ao alto custo de vida ou à crise dos mercados financeiros, onde muitos chineses investiram suas economias nos últimos anos.
No entanto, Hu não respondeu a questões políticas ou relacionadas aos problemas da vida cotidiana. Pouco tempo depois de ter chegado, o presidente chinês explicou que tinha que sair "por uma questão de tempo", embora tenha assegurado que tomou nota de mais de 300 perguntas para "estudá-las com atenção".