postado em 20/06/2008 19:08
O Irã advertiu nesta sexta-feira (20/06) que responderá com firmeza a um eventual ataque de Israel e de seus amigos norte-americanos, após o jornal The New York Times publicar que o Exército israelense realizou no início do mês um grande exercício aparentemente para preparar-se para um ataque contra instalações nucleares iranianas. "O Irã é e sempre foi partidário do diálogo para a questão nuclear, mas se os inimigos, particularmente Israel e seus aliados Estados Unidos, adotarem uma linguagem de força contra o Irã, eles podem estar certos de que receberão um forte tapa no rosto", disse o clérigo radical Ahmad Khatami na Universidade de Teerã, em um discurso transmitido ao vivo por rádio e TV.
"A nação iraniana é brava e lógica e sua resposta a métodos lógicos será lógica", disse Khatami, considerado porta-voz oficial do regime iraniano. "Caso se aproximem do Irã de modo hostil, enfrentarão o rugir de nossa nação que, sem dúvida, os fará lamentar para sempre qualquer ato intempestivo.
No dia 6, o vice-primeiro-ministro israelense, Shaul Mofaz, afirmou que estava pensando num ataque contra instalações nucleares iranianas, destacando que deveria contar com o apoio dos EUA. "Nossos inimigos não são capazes de causar danos a nosso país. Os inimigos estão psicologicamente desesperados e, graças a Deus, qualquer mão que se meter com o Irã será rapidamente cortada", respondeu o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, às declarações de Mofaz.