postado em 23/06/2008 12:33
ARGEL - Argélia e Brasil assinaram nesta segunda-feira (23/06) em Argel seis acordos nos âmbitos da agricultura, saúde, pequenas e médias empresas e artesanato, após uma reunião da comissão mista de cooperação, informou a agência APS. Os acordos foram assinados pelos ministros das Relações Exteriores argelino, Murad Medelci, e brasileiro, Celso Amorim, que visita a Argélia desde domingo.
Um dos acordos diz respeito à gestão e vigilância dos ecossistemas florestais. Outros se referem a agricultura e cooperação em termos de proteção ao meio ambiente, em particular "a administração da conservação de águas e terras em zona úmida". Um acordo se refere à consolidação de um projeto de formação na Argélia no campo de cirurgia cardíaca pediátrica e de reforço da capacidad de médicos e técnicos argelinos especializados no tratamento de queimaduras.
O acordo de artesanato permitirá a Argélia ter acesso à experiência do Brasil na produção de materiais entalhados, jóias e artesanato mineral. Em fevereiro de 2006, durante uma visita a Argel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os dois países se comprometeram a reforçar e diversificar a cooperação. A Argélia exporta para o Brasil produtos petroleiros e compra açúcar, carne, cereais, aço e veículos.