postado em 24/06/2008 10:17
Jerusalém - Rebeldes palestinos dispararam nesta terça-feira (24/06) um morteiro contra o sul de Israel a partir da Faixa de Gaza, informou o Exército israelense. Trata-se do primeiro episódio de violação de uma trégua entre o Estado judeu e o grupo islâmico Hamas iniciada na semana passada. O ataque não provocou vítimas nem danos, prosseguiu o Exército israelense. Nenhuma facção rebelde palestina assumiu a autoria do disparo. Também não houve retaliação por parte de Israel.
A trégua, mediada pelo Egito, entrou em vigor na última quinta-feira com o objetivo imediato de interromper os combates nos quais sete israelenses e mais de 400 palestinos morreram - civis em sua maioria - a contar de junho do ano passado, quando o Hamas assumiu o controle total de Gaza. O cessar-fogo, no entanto, não inclui a Cisjordânia, onde dois palestinos morreram durante uma operação militar israelense nas primeiras horas desta terça-feira.
De acordo com um morador de Nablus, os mortos no ataque foram um ativista do grupo extremista Jihad Islâmica e um civil baleado ao abrir a porta de seu apartamento. O Exército israelense afirma que os dois mortos eram militantes palestinos. A Jihad Islâmica jurou vingança pela morte de Tarek Juma, comandante de operações do grupo no norte da Cisjordânia.