postado em 24/06/2008 15:47
O Equador decidiu não reatar suas relações diplomáticas com a Colômbia e não descarta restrições comerciais como resposta à posição de "inconsistência e incoerência" do governo de Bogotá, anunciou nesta terça-feira (24/06) a chanceler María Isabel Salvador. "Eles falaram em adiar a decisão, nós tomamos a decisão de não restabelecer as relações com a Colômbia", afirmou a chanceler em coletiva de imprensa, e acrescentou que "não vou responder por quanto tempo se manterá a ruptura dos vínculos diplomáticos".
Segundo ela, se a situação não melhorar, "não descartamos a possibilidade de adotar restrições do tipo comercial." Mais cedo o governo da Colômbia informou em Bogotá que decidiu postergar o restabelecimento das relações diplomáticas com o Equador por entender que "não há um clima amistoso" entre os países. A Colômbia considerou "agressivas" as declarações do presidente do Equador Rafael Correa, em uma entrevista a um meio de comunicação argentino. "Claramente, é uma nova trapaça do governo colombiano, que demonstra a sua falta de seriedade", disse a chanceler do Equador.
O Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia após o Exército colombiano ter atacado um acampamento da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, em 1º de março. No começo de junho, os dois países disseram que haviam deixado de lado as diferenças e caminhavam para o reatamento das relações diplomáticas.