postado em 25/06/2008 16:33
Com chuvas torrenciais e fortes ventos, a tempestade tropical Fengshen atingiu nesta quarta-feira (25/06) o sudeste da China após ter deixado um rastro de centenas de mortos nas Filipinas. A região chinesa afetada ainda se recuperava de inundações ocorridas no início deste mês, quando as águas deixaram pelo menos 63 mortos, forçaram a retirada de cerca de 1,66 milhão de pessoas e causaram bilhões de dólares em prejuízos. A região abriga o principal cinturão industrial do país.
Segundo a agência de informações estatal Xinhua, Fengshen atingiu a área com ventos de até 83 quilômetros por hora. Os meteorologistas prevêem uma precipitação de cerca de 200 milímetros de chuva entre esta quarta e quinta. Um marinheiro desapareceu e outro ficou ferido ao caírem no mar de um navio que atracava em um porto para aguardar passagem da tempestade. Autoridades portuárias afirmaram que o desaparecido não vestia colete salva-vidas.
Na terça, a tempestade Fengshen causou estragos também em Hong Kong onde o centro financeiro, repartições públicas e escolas foram fechados. De acordo com autoridades, a tempestade causou ferimentos em 17 pessoas.