postado em 25/06/2008 21:53
WASHINGTON - O candidato republicano à presidência americana, John McCain, estabeleceu nesta quarta-feira (25/06) a meta de levar os Estados Unidos "à independência estratégica", ou seja, à autonomia energética, até 2025.
O desafio foi batizado de "Projeto Lexington", em referência a uma das primeiras batalhas da guerra de independência americana, em 1775, no momento de disparadas das cotações do petróleo e de recordes do preço da gasolina nos EUA.
"A dependência da América em relação ao petróleo estrangeiro era preocupante há 35 anos, alarmante há 20 anos. Ela é perigosa hoje", declarou McCain em Las Vegas (Nevada, oeste).
"A partir do próximo mandato presidencial, temos de assumir o controle do nosso futuro energético e voltar a ser donos do nosso destino (...) Comecemos hoje com esse compromisso: em um mundo de fornecedores de petróleo hostis e instáveis, esse país atingirá a independência estratégica até 2025", prometeu o senador pelo Arizona.
Em uma série de discursos dedicados à energia, McCain já propôs a suspensão de uma moratória para poder autorizar novas explorações no mar, assim como o desenvolvimento da energia nuclear, visando a construir 45 novos reatores até 2030.