postado em 30/06/2008 09:38
HAIA - A partir de 1º de julho, a Holanda se unirá aos países europeus que proíbem o fumo nos bares e restaurantes, uma medida que também será aplicada nos famosos coffee shops, onde os consumidores de maconha conservarão seu santuário, desde que não se misturem com tabaco. Único país europeu a conceder licenças aos cafés para o consumo de maconha desde 1976, a Holanda encara agora uma situação singular, que para o setor se traduz em uma afronta à própria idiossincrasia do país.
Os proprietários dos coffee shops têm razão para ficar inquietos, apesar do principal produto dos estabelecimentos estar a salvo da nova legislação: a maior parte dos holandeses prefere fumar seu baseado mesclado com tabaco. Com isto, os estabelecimentos se uniram aos protestos dos demais bares e restaurantes. "Os donos de restaurantes têm medo: as pesquisas mostram que 60% pensam em vender seu estabelecimento", afirma o site Horecasite, um dos maiores agentes imobiliários do setor de restaurantes.
Com o lema "Salvem os pequenos cafés", os donos de restaurantes iniciaram uma campanha judicial. "A proibição de fumar é um ataque contra nossa cultura social", denunciam os promotores da campanha, que representam a 418 estabelecimentos. Para o grupo de pressão Forces Nederland, a nova lei é contrária ao espírito holandês e considera que cada proprietário deveria poder decidir por sir próprio quem deseja receber em seu estabelecimento.
Porém, nem todos discordam da proibição ao tabaco em locais públicos. O instituto de saúde Nível publicou um estudo no qual garante que os espaços livres de fumaça atrairão até 800.000 novos clientes, entre asmáticos e não fumantes. Uma pesquisa do instituto Postbank demonstra que os fumantes serão simplesmente substituídos pelos não-fumantes.