postado em 30/06/2008 13:36
NOVA YORK - A construção do ambicioso projeto para substituir o World Trade Center destruído nos atentados de 11 de setembro de 2001 sofrerá um atraso de vários anos e custará 3 bilhões de dólares a mais que o previsto, revelou nesta segunda-feira (30/06) The Wall Street Journal. Segundo o jornal, entre as obras projetadas, a simbólica "Torre da Liberdade" não estará terminada até pelo menos o final de 2012 e um terminal do metrô previsto para 2011 se atrasará de um a três anos.
A Autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey, entidade proprietária do terreno onde se encontravam as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC), anunciou nesta segunda-feira que vai apresentar um informe sobre o estado das obras, que, segundo o jornal, não apresentar cifras ou datas. Os atrasos implicam que as obras não estarão terminadas para 2011, data simbólica do décimo aniversário dos ataques reivindicados pela Al-Qaeda, que deixaram cerca de 3 mil mortos.
As autoridades esperam terminr ao menos nessa data um memorial em homenagem às vítimas. A reconstrução do WTC foi alvo de inúmeras polêmicas na hora de escolher os projetos ou arrecadar financiamento.