postado em 01/07/2008 08:57
ULAN BATOR - Milhares de pessoas enfrentavam nesta terça-feira (1º/07) a polícia diante da sede do antigo Partido Comunista da Mongólia, que se proclamou vencedor das eleições legislativas de domingo, segundo imagens exibidas por um canal de televisão privado. A polícia deu tiros para o alto para tentar dispersar a multidão, que jogava pedras contra a sede do Partido Popular Revolucionário Mongol (PPRM, ex-comunista).
Dentro da sede, o primeiro-ministro Sanjagiin Bayar pediu calma. "Devemos esperar os resultados definitivos. O outro partido nos acusou de ter comprado a eleição; isto é falso. As eleições foram livres e justas", afirmou o chefe de Governo. "Pedimos a todos o fim de qualquer manifestação caótica imediatamente", acrescentou.
O PPRM anunciou ter obtido 44 das 76 cadeiras do Parlamento, uma maioria que acabaria com o equilíbrio com a oposição democrata e uma situação de poder compartilhado que paralisava o país há quatro anos. A Comissão Eleitoral ainda não divulgou os resultados oficiais.