postado em 02/07/2008 09:30
As negociações de um controverso acordo de segurança entre Iraque e Estados Unidos estão prestes a ser concluídas, afirmou o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari.
"É um acordo estratégico que vai melhorar a cooperação entre Iraque e Estados Unidos sobre muitos temas. O documento está quase finalizado", disse Zebari em uma entrevista coletiva.
Os dois países negociam um compromisso sobre segurança que deve fixar as novas modalidades da presença a longo prazo das tropas americanas no Iraque. A data limite para concluir as conversações é 30 de julho.
"Aconteceram muitas declarações errôneas, de confusão e manipulação política sobre este assunto", lamentou o ministro iraquiano. "As instruções de meu governo são chegar a um acordo aceitável que preserve a soberania do Iraque. A postura dos Estados Unidos têm sido de grande ajuda", afirmou Zebari.
A resolução da ONU que regulamenta a presença das tropas da coalizão internacional no Iraque, essencialmente dos Estados Unidos e sob comando deste país, expira no fim de 2008.
As negociações mostraram sinais de paralisia mês passado, por causa do descontentamento das facções políticas iraquianas. O movimento do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr qualificou as mesmas de instrumento de "escravidão eterna" do Iraque em relação aos Estados Unidos.