postado em 02/07/2008 16:00
O chanceler iraniano, Manuchehr Motaki, elevou as expectativas sobre uma solução negociada para o impasse entre seu país e um grupo de seis potências ocidentais lideradas pelos EUA em torno do programa nuclear do Irã. "Vemos a possibilidade de chegar a uma solução multifacetada", disse ele, em entrevista na sede da ONU.
Motaki referiu-se a um pacote de propostas apresentado ao Irã em 14 de junho, que contém incentivos para que o país suspenda o enriquecimento de urânio. Em Bruxelas, o comissário de Relações Exteriores e Segurança da União Européia, Javier Solana, descreveu como "interessante" a reação iraniana ao pacote de propostas. "É interessante, embora ainda não tenhamos recebido uma resposta formal", disse a porta-voz de Solana, Cristina Gallach.
Na terça-feira, um dos principais assessores do líder religioso supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, havia discursado em favor de uma solução negociada. "É interessante que alguém tão próximo do líder supremo tenha feito comentários dessa natureza. Mas temos que dizer que ainda não recebemos nenhuma resposta", disse Gallach.
Em Washington, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse que o governo dos EUA está cético quanto à nova posição iraniana. "Temos todas as razões para ficar céticos, já que temos recebido mensagens diversas deles", afirmou Perino.