postado em 02/07/2008 20:07
PARIS - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quarta-feira (02/07), no Palácio do Eliseu, a partida imediata de um avião oficial com a família de Ingrid Betancourt e com o chanceler francês, Bernard Kouchner, rumo à Colômbia, após a libertação da refém franco-colombiana.
Sarkozy também agradeceu a seu colega colombiano, Alvaro Uribe, pelo resgate hoje de Ingrid Betancourt e pediu às Farc que ponham fim a "seu combate absurdo".
"É uma operação militar coroada de êxito", declarou Sarkozy, acrescentando que gostaria de dizer "às Farc que têm de terminar esse combate absurdo e medieval".
"Naturalmente, a diplomacia francesa e a França estão dispostas a receber todos os que decidirem renunciar à luta armada e a tomar inocentes como reféns", completou.
"Gostaria de dizer à Ingrid que eu a abraço, que estamos orgulhosos de sua valentia, que estamos felizes por ela", reforçou o presidente, cercado dos dois filhos de Ingrid, Melanie e Lorenzo, e de sua irmã Astrid Betancourt.
"Também penso em todos os reféns que ainda não foram libertados", disse. "Penso em todos esses anos de combate e em todas as pessoas que nos apoiaram. Ainda há reféns que estão na selva. Temos de lutar por sua libertação", declarou Melanie Delloye, filha de Ingrid Betancourt, com a voz embargada pela emoção.
"Ganhamos um combate pela liberdade (...) é o melhor momento da minha vida", disse Melanie, após agradecer a Sarkozy por ter conseguido "a libertação de mamãe e dos outros reféns".