postado em 03/07/2008 18:37
MÉXICO - O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, está no México para seduzir os eleitores latinos nos Estados Unidos e apoiar o presidente Felipe Calderón em sua luta contra o tráfico de drogas.
O governo mexicano mobiliza 36 mil soldados, em vários estados do país, para combater o narcotráfico, em uma guerra que já deixou mais de 1.500 mortos em 2008.
McCain iniciou sua visita ao México comparecendo à Basílica da Virgem de Guadalupe, venerada pela maioria dos 12 milhões de mexicanos que vivem nos Estados Unidos. "Esta é uma importante demonstração de que McCain tem o conhecimento e o respeito pelos católicos, não apenas nos Estados Unidos, mas também para a importante comunidade no México", destacou seu porta-voz, Thucker Bounts.
O candidato democrata, Barack Obama, conta atualmente com o apoio de 59% dos eleitores hispânicos, contra apenas 29% para McCain, segundo pesquisa do Instituto Gallup publicada na quarta-feira nos Estados Unidos.
No encontro com Calderón, o republicano reafirmou seu apoio ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta/México, EUA e Canadá), ao contrário de Obama, que durante as primárias democratas questionou a validade do tratado.