postado em 03/07/2008 19:03
LOS ANGELES - Uma transexual americana que há dez anos se transformou legalmente em homem deu à luz uma menina, informou nesta quinta-feira (03/07) a imprensa dos Estados Unidos.
Thomas Beatie, legalmente homem, mas que decidiu manter seus órgãos reprodutores femininos quando realizou a cirurgia estética para extirpar as mamas, se submeteu a um tratamento hormonal e mudou seu sexo legal, atraiu a atenção mundial em abril ao tornar pública sua gravidez.
A transexual de 34 anos deu à luz sua bebê em um hospital de Bend, Oregon (noroeste), segundo a rede ABC News, que não deu mais detalhes.
Beatie, que usa barba, ficou conhecido como "o homem grávido" após aparecer no popular programa de televisão de Oprah Winfrey para falar sobre sua gravidez. "Acho que a vontade de ter um filho não é masculina ou feminina. É uma necessidade humana. Sou uma pessoa e tenho direito a ter um filho biológico", disse na ocasião.
Depois da mudança legal de sexo, Beatie se casou com uma mulher, Nancy, que não podia engravidar porque retirou o útero. Beatie recebeu uma inseminanação artificial, com o esperma de um doador anônimo adquirido em um banco de sêmen.
O caso inédito se tornou público depois que Beatie escreveu um artigo em março. "Nossa situação desencadeia incógnitas legais, políticas e sociais", admitiu Beatie, afirmando que o casal, junto há cinco anos, se chocou com a oposição de médicos, amigos e familiares à sua decisão de ter um filho.