postado em 04/07/2008 19:53
EREVAN - Milhares de manifestantes se concentraram nesta sexta-feira (04/07) em Erevan, capital da Armênia, para protestar contra a recente reeleição do presidente Serzh Sarkisian e para exigir novas eleições. Pelo menos 7 mil pessoas participaram da manifestação contra o resultado das eleições presidenciais, realizadas em fevereiro e vencidas pelo então presidente, Serzh Sarkisian, e para exigir a anulação do pleito.
A multidão também cantou "Levon presidente", em referência ao ex-presidente e líder da oposição, Levon Ter-Petrosian. "Pedimos às autoridades que libertem os presos políticos, que castiguem os responsáveis pelos trágicos acontecimentos de 1º de março e garantam os direitos de liberdade de expressão, imprensa e reunião", disse Ter-Petrosian à multidão.
O líder da oposição convocou uma grande manifestação para o dia 1º de agosto, quando Sarkisian cumprirá seu 100º dia de mandato. A polícia tinha proibido a manifestação, mas após um breve confronto, decidiu permitir o protesto.
No mês passado, o governo armênio eliminou as restrições a concentrações públicas, impostas após os incidentes de março passado, atendendo a um pedido do Conselho Europeu. Erevan também anunciou a criação de uma comissão parlamentar para investigar os distúrbios pós-eleitorais.