postado em 06/07/2008 12:31
Dois generais aposentados foram presos por conexão com um suposto plano para derrubar o governo turco de raízes islâmicas - a detenção dos dois ex-soldados de alta patente faz parte das provas, de acordo com a agência de notícias estatal Anatólia.
Os dois, presos na noite de sábado (05/07), estão entre 21 pessoas capturadas na última semana por causa de investigação sobre uma rede nacionalista e pró estado secular chamada "Ergenekon", diz a agência.
O general Hursit Tolon, que já chefiou a força paramilitar, e o ex-comandante do exército, Sener Eruygur (que ajudou a organizar uma série de manifestações antigovernamentais no ano passado), estão presos em Istambul. Não foram oferecidas denúncias e havia poucos detalhes sobre o suposto plano neste domingo (07/07).
Alguns jornais próximos ao governo dizem que os suspeitos planejavam uma série de eventos, como manifestações em massa e choques violentos com a polícia, que formariam o terreno para uma ocupação do exército. O governo não comentou sobre as prisões dos ex-generais.