postado em 06/07/2008 12:46
Israel reabriu neste domingo (07/07) as passagens fronteiriças entre seu território e a Faixa de Gaza, depois de três dias de trégua entre o Estado hebreu e o movimento Hamas, informou um responsável militar. "Adotamos esta medida, pois desde quinta-feira (03/07) não houve violação dos acordos", afirmou esta fonte militar israelense.
"As passagens de Sufa, Nahal Oz e Erez estão abertas e as mercadorias, especialmente o cimento e os combustíveis, podem transitar, assim como os produtos básicos", confirmou à AFP o porta-voz da Coordenadora de Atividades Israelenses nos territórios palestinos da Cisjordânia e Gaza, Peter Lerner.
"O trânsito também será possível para os casos humanitários, especialmente as pessoas que devem fazer tratamentos médicos em Israel", acrescentou.
A trégua prevê um levantamento progressivo das medidas de bloqueio impostas por Israel no território de Gaza, sob domínio do Hamas desde que, há um ano e meio, tomou o poder pela força do Fatah, o partido do presidente palestino Mahmud Abbas.
Israel fechou todas as passagens na fronteira quinta-feira (03/07), após o lançamento de foguetes de Gaza contra o sul de seu território.