postado em 06/07/2008 19:23
A condição climática mais amena registrada neste domingo no oeste dos Estados Unidos deu esperança aos bombeiros engajados no combate aos incêndios florestais que atingem a costa central da Califórnia e ameaçam quase 2.700 residências. A série de incêndios iniciada há quatro dias no Parque Nacional de Los Padres, perto de Santa Barbara, já devastou uma área de 34 quilômetros quadrados somente nessa floresta.
Os focos espalharam-se um pouco durante a noite, mas os bombeiros conseguiram mantê-los sob controle, disse Vickie Guthrie, porta-voz do governo local. Nesta manhã, um foco de incêndio perto da cidade de Goleta já estava 28% debelado, segundo Guthrie. A previsão para o dia é de que ocorram menos ventos e que a umidade do ar aumente, o que deixa os bombeiros mais otimistas com relação ao controle das chamas.
Ao todo, mais de 2.000 quilômetros quadrados de florestas já foram destruídos em toda a Califórnia. O fogo também consumiu 69 casas, a maior parte delas no norte do Estado, ao longo das últimas duas semanas. No período, um bombeiro morreu depois de sofrer uma parada cardíaca enquanto tentava conter as chamas.