postado em 08/07/2008 10:37
TOYAKO - O G8 está disposto a tomar novas medidas, incluindo sanções econômicas, contra os dirigentes zimbabuenses envolvidos na violência que o país atravessa, informou nesta terça-feira (08/07) uma fonte diplomática japonesa à margem da reunião de cúpula doas oito potências mundiais.
Na véspera, o presidente George W. Bush afirmou, depois de se reunir com líderes africanos em paralelo à cúpula do G8 no Japão, que está muito decepcionado com a reeleição fraudulenta do presidente zimbabuense Robert Mugabe. "Estou profundamente preocupado com o povo zimbabuense, e estou muito decepcionado com uma eleição que considero fraudulenta", afirmou Bush junto ao presidente da Tanzânia e também presidente em exercício da União Africana, Jakaya Kikwete.
Robert Mugabe, o mais antigo dos chefes de Estado africanos, há 28 anos no poder, tomou posse no domingo passado, para um sexto mandato de presidente do Zimbábue, ao final de uma eleição "fraudada", segundo a oposição e os países ocidentais.
Vencedor do primeiro turno da eleição, em 29 de março, Tsvangirai abandonou a disputa eleitoral diante da violência contra seus partidários, que deixou 103 mortos, 10 mil feridos e 5 mil desaparecidos.