postado em 08/07/2008 12:58
MIAMI - A intensidade do furacão Bertha, de categoria 3, deve diminuir nos próximos dias, anunciou o Centro Nacional dos Furacões (NHC, sigla em inglês), com sede em Miami (Flórida, sudeste dos EUA). Com ventos de 195 km/h, o Bertha ainda está longe da costa. Nesta terça-feira às 9h GMT (6h de Brasília), ele se dirigia para as Ilhas Bermudes a uma velocidade de 17 km/h, destacou o NHC.
O centro prevê, no entanto, uma mudança de trajetória para o norte. Assim, a tempestade tropical deverá contornar as Bermudes. Bertha é a segunda tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1 de junho e vai até 30 de novembro.
Para 2008, os climatologistas preveram uma atividade "importante", com 12 a 16 tempestades tropicais, entre elas seis a nove furacões, dois a cinco dos quais serão violentos, ou seja, de categoria 3 a 5 na escala de Saffir-Simpson.
Uma temporada normal tem 11 tempestades, entre elas seis furacões, dois dois quais muito violentos. Em 2007, cerca de 200 pessoas morreram durante a passagem de tempestades pelos litorais do Caribe e da América Central.