postado em 09/07/2008 18:12
LIMA - Manifestantes exaltados saquearam e incendiaram a sede do governo regional em Madre de Dios, cidade peruana de Puerto Maldonado, na fronteira com o Brasil, durante a greve nacional que parou o país andino nesta quarta-feira (09/07), informou o chefe de gabinete, Jorge del Castillo.
"Uma multidão descontrolada incendiou a sede do governo regional em Madre de Dios, agredindo os funcionários com flechas", declarou Del Castillo. "Os manifestantes estão fora de controle. Também foi ameaçado o presidente da região, Santos Kaway, um indígena ligado a movimentos regionais", acrescentou.
Uma multidão enfurecida invadiu a sede do governo regional pouco depois do meio-dia e incendiou os escritórios, segundo a agência estatal Andina. Cerca de cem policiais tentaram, sem sucesso, conter os manifestantes. Não houve registro de feridos graves.
Convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP), a greve nacional tem como objetivo protestar contra o aumento do custo de vida e exigir melhorias salariais.