postado em 11/07/2008 17:01
PEQUIM - A carne de cachorro, servida em muitos restaurantes de Pequim, será proibida durante os Jogos Olímpicos (de 8 a 24 de agosto) para não amedrontar os turistas estrangeiros mais sensíveis, informou a imprensa chinesa nesta sexta-feira (11/07).
A proibição, decidida pela Associação dos Proprietários de Restaurantes de Pequim, se aplica aos 112 estabelecimentos "olímpicos" recomendados aos visitantes, mas os outros restaurantes da cidade também são orientados a respeitá-la.
"Se um freguês pedir carne de cachorro, o garçom terá que lhe sugerir outra coisa", explicou a diretora do Escritório de turismo de Pequim, Xiong Yumei, citada pela agência Nova China.
A Associação dos proprietários de restaurantes de Pequim avisou que excluirá qualquer estabelecimento que se negar a respeitar a proibição.
A medida foi decidida para "respeitar os costumes de muitos países", destacou o jornal Notícias de Pequim, citando um responsável pelos serviços alimentares da cidade.
A Coréia do Sul já havia proibido os pratos com carne de cachorro em 1988 para evitar qualquer propaganda negativa antes das Olimpíadas de Seul.
A carne de cachorro é procurada por suas qualidades nutritivas e suas supostas virtudes medicinais. Segundo os chineses, ela ajuda a combater a hipertensão.