postado em 12/07/2008 19:11
O presidente palestino, Mahmud Abbas, pedirá uma "aceleração" das negociações de paz, em seu encontro, neste domingo, em Paris, com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, em paralelo à cúpula sobre o lançamento da União pelo Mediterrâneo, informou seu porta-voz, neste sábado.
Abbas e Olmert devem se reunir, no domingo pela manhã, no Palácio presidencial do Eliseu, na presença do presidente anfitrião, Nicolas Sarkozy. Depois, falarão com a imprensa.
"O presidente Abbas conversará com Olmert sobre o desenvolvimento das negociações e sobre a necessidade de acelerá-las, já que o tempo urge", declarou seu porta-voz, Nabil Abu Rudeina.
Ainda de acordo com Rudeina, "o presidente Abbas mencionará a questão da colonização e pedirá, mais uma vez, a Israel que ponha um fim a isso, sobretudo em Jerusalém Oriental".
Segundo ele, a diferença que separa os negociadores israelenses dos palestinos "continua sendo total".
"Nenhum tema foi fechado, motivo pelo qual são necessários maiores esforços da administração americana e da comunidade internacional para evitar que a região caia em um caos incontrolável", avaliou.
Os principais negociadores palestinos, Ahmad Qorei e Saeb Erakat, que acompanham Abbas em Paris, devem viajar terça-feira para Washington, onde irão se reunir com a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.