postado em 15/07/2008 09:02
NABLUS - O Exército israelense deteve nesta terça-feira (15/07) doze membros do Hamas em Nablus, no norte da Cisjordânia, indicou uma autoridade da segurança palestina. Soldados israelenses a bordo de cerca de 40 veículos penetraram em Nablus na manhã desta terça-feira e em seguida prenderam doze membros do Movimento de Resistência Islâmica, entre eles duas mulheres e dois vereadores, indicou a autoridade que preferiu não revelar sua identidade.
Um porta-voz militar israelense afirmou que quatro palestinos haviam sido detidos durante os "registros rotineiros" no setor. Israel lançou recentemente uma série de operações contra as organizações e associações palestinas na Cisjordânia, que supostamente são ligadas ao Hamas.
Os israelenses temem que o movimento islâmico tente tomar à força a Cisjordânia, assim como fez com a Faixa de Gaza em junho de 2007. Já a Autoridade Palestina, do presidente Mahmud Abbas, acusa Israel de comprometer seus esforços para melhorar as condições de segurança na Cisjordânia, no contexto das atuais negociações com os israelenses.