postado em 16/07/2008 21:58
LA PAZ - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela) fecharão, na sexta-feira (18/07), no povoado boliviano de Riberalta, um compromisso para o desenvolvimento da Amazônia, informou uma fonte oficial boliviana nesta quarta.
O ministro boliviano da Presidência, Juan Ramón Quintana, informou que os três chefes de Estado "se comprometerão a levar adiante ações conjuntas que contribuam para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento das populações que vivem na Amazônia".
"Vai ser uma declaração de grande dimensão estratégica", disse o ministro Quintana, em entrevista à emissora pública TVB, sem dar mais detalhes do conteúdo do entendimento trilateral.
Nos atos oficiais no povoado boliviano amazônico, cerca de 900 km ao nordeste de La Paz, Lula e Morales também firmarão acordos para a concessão de um crédito brasileiro de 230 milhões de dólares para asfaltar parte de uma estrada de 600km que unirá a cidade andina de La Paz a Porto Velho.
O presidente boliviano assinou nesta quarta um decreto para autorizar a aquisição do empréstimo.