postado em 24/07/2008 13:58
NOVA YORK - Um painel internacional de cancerologistas advertiu nesta quinta-feira (24/07) sobre um possível dano que os celulares podem causar à saúde dos usuários, especialmente as crianças, e recomendou que sejam adotadas medidas de precaução. Encabeçado pelo professor Ronald Herberman da Universidade de Pittsburg, o painel inclui principalmente cancerologistas dos Estados Unidos e da França que preferem não se pronunciar em definitivo sobre o tema, mas recomendam prudência.
"Os campos eletromagnéticos gerados pelos telefones celulares deveriam ser considerados um risco potencial para a saúde", advertem os especialistas, em mensagem publicada por essa universidade da Pensilvânia. "Não se passou tempo suficiente para termos dados conclusivos sobre os efeitos biológicos dos celulares e outros telefones sem fio que hoje em dia são universais", indica o memorando.
Entre as medidas recomendadas figuram não deixar que as crianças usem celular, salvo em casos de emergência, e manter os aparelhos omais longe possível do corpo. Segundo os especialistas, existem provas cada vez mais importantes de que é preciso reduzir a exposição ao celular enquanto prosseguem as pesquisas. Outros especialistas, no entanto, acham que não há riscos.
"As crianças são mais vulneráveis aos campos eletromagnéticos por causa do tamanho menor de seu cérebro e seus tecidos cerebrais mais frágeis". Os médicos acham que a indústria da telefonia deveria assumir sua responsabildiade, como providenciar aparelhos que ofereçam menos riscos.