postado em 25/07/2008 11:19
GHAZNI - Pelo menos 40 talibãs morreram num ataque aéreo das forças internacionais que visava a retomada do distrito de Ajristan, na província de Ghazni (centro do Afeganistão), tomado por rebeldes na segunda-feira, anunciaram nesta sexta-feira (25/07) responsáveis afegãos. Apoiado por forças terrestres e aéreas da Otan, o exército afegão lançou uma ofensiva quarta-feira nesse distrito situado a 200 km a sudoeste de Cabul, onde estavam desde segunda-feira dezenas de talibãs.
"Mais de 40 combatentes talibãs foram mortos e 30, feridos, esta noite, nos ataques aéreos no distrito de Ajristan", afirmou Ismail Jahangir, porta-voz da província de Ghazni. O governador do distrito, Rad Mohammad Waziri, que fugiu depois da ofensiva dos talibãs, confirmou este balanço, acrescentando que dois civis também foram mortos. A Otan não confirmou estas informações.
No primeiro dia desta operação 15 talibãs morreram. Além disso, um soldado dinamarquês da Otan foi morto na província meridional de Helmand e três outros foram feridos na manhã desta sexta-feira, quando o veículo em que estavam passou sobre uma mina ou uma bomba, anunciou o Estado-maior do exército de terra dinamarquês.
Um soldado britânico foi morto e seis foram feridos na quinta-feira em enfrentamentos na província de Helmand, anunciou o ministério britânico da Defesa.