postado em 26/07/2008 11:43
COLOMBO - Pelo menos 66 rebeldes tâmeis e oito soldados do Exército cingalês morreram em novos combates no norte da ilha, anunciou neste sábado (26/07) o ministério da Defesa. Os combates entre as forças governamentais e os Tigres de Libertação do Eelam Tâmil (LTTE) aconteceram sexta-feira nos distritos de Vavuniya, Mannar, Weli Oya e Jaffna.
Soldados e rebeldes se enfrentam todos os dias nas regiões do norte, e fornecem informações contraditórias sobre os combates. No total, 5.031 rebeldes e 464 soldados morreram desde o início do ano, segundo dados do ministério da Defesa. Os Tigres tâmeis, hinduístas, lutam pela independência do norte e do nordeste do Sri Lanka, país de maioria budista.
O Sri Lanka parece estar intensificando sua ofensiva militar no norte, apesar de uma proposta de cessar-fogo de dez dias emitida pelos rebeldes por ocasião da cúpula da Associação da Ásia do Sul para a Cooperação Regional, que começa domingo em Colombo. Esta cúpula deve reunir cerca de 1.000 delegados de Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal e Paquistão.