postado em 27/07/2008 13:17
WASHINGTON - O candidato republicano à Casa Branca John McCain afirmou neste domingo (27/07) que a Rússia se tornou uma "autocracia" que deveria ser excluída do G8, e que o ex-presidente Vladimir Putin levou o país "por um péssimo caminho". "Precisamos melhorar o comportamento deles", declarou McCain à rede de televisão ABC, lembrando as recentes decisões da Rússia.
O candidato republicano citou "a redução das entregas de petróleo aos tchecos porque eles concluíram um acordo com os Estados Unidos, a exclusão da Rússia da petroleira britânica BP, a enorme pressão sobre a Geórgia e a Ucrânia e o bloqueio no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o Irã".
"Eles se tornaram uma autocracia", lamentou McCain. "O ex-presidente Putin, agora primeiro-ministro, e seu gouverno levaram o país por um péssimo caminho", prosseguiu. "Estou certo de que Putin ainda está no comando do país. Não acredito que ele teria escolhido seu sucessor se não pensasse em ficar no comando", afirmou McCain. "Queremos um melhor comportamento da Rússia", destacou.