postado em 27/07/2008 20:34
O patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, chefe espiritual dos ortodoxos, e o patriarca ortodoxo russo, Alexis II, celebraram juntos neste domingo (27/07), em Kiev, uma liturgia, num clima de tensões eclesiásticas entre a Rússia e a Ucrânia.
Os dois religiosos participaram na Ucrânia nas celebrações dos 1020 anos da cristianização da Rússia de Kiev (principado eslavo situado na atual Ucrânia e uma parte da Rússia ocidental).
A liturgia foi realizada ante o monumento de São Vladimir, o príncipe que impôs o cristianismo de rito grego à Rússia de Kiev.
O presidente ucraniano, Viktor Iuchtchenko, aproveitou as festividades para pedir ao patriarca de Constantinopla a bênção para a criação na Ucrânia de uma Igreja ortodoxa unida, independente do patriarcado de Moscou, que considera esta ex-república soviética sob sua jurisdição.
As iniciativas do presidente ucraniano são muito mal vistas por Moscou e a Igreja ortodoxa russa, que teme perder sua influência em um país de 46 milhões de habitantes.