postado em 28/07/2008 16:04
Tropas canadenses, integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, abriram fogo no domingo (27/07) contra um automóvel que acreditaram que iria atacar seu comboio, matando um menino de 2 anos e sua irmã de 4 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28/07). Comunicados da Otan e de militares canadenses informaram que as tropas perto de Kandahar dispararam contra o carro após o motorista ignorar repetidos avisos para parar o veículo.
Funcionários afegãos e das Nações Unidas têm pedido repetidas vezes às tropas ocidentais que evitem atingir civis, pois isso ameaça minar o apoio ao presidente afegão Hamid Karzai e à presença das forças estrangeiras na Ásia Central. Comandantes da Otan insistem que tomam todas as precauções razoáveis e culpam os militantes por colocarem em perigo os civis, já que costumam usar carros civis carregados de explosivos em missões suicidas contra tropas estrangeiras e afegãs.
O comunicado canadense afirma que o carro ficou sob fogo dos soldados após ter trafegado próximo ao comboio: "É com profunda tristeza que nós anunciamos que duas crianças afegãs foram mortas no incidente", diz a nota.