postado em 29/07/2008 09:10
JERUSALÉM - Israel e Síria deverão iniciar nesta terça-feira (29/07) em Ancara uma quarta rodada de negociações indiretas com a intermediação da Turquia, informou uma autoridade israelense. "Dois conselheiros do primeiro-ministro (israelense Ehud Olmert), Shalom Turjeman e Yoram Turbowitz, viajarão durante o dia para a Turquia para manter as conversações", afirmou essa autoridade que solicitou o anonimato.
Como em ocasiões anteriores, as negociações se desenvolverão graças à mediação de diplomatas turcos que se reunirão em separado com as duas delegações. A retomada do diálogo indireto entre Síria e Israel, após um estancamento de oito anos, havia sido anunciado simultaneamente por Israel, Síria e Turquia. Israel e Síria estão formalmente em estado de guerra desde 1948, mas firmaram acordos de armistício ou de cessar-fogo.
"A vontade de paz de Israel é muito séria, por esse motivo esperamos que o processo que começou gere negociações bilaterais diretas para que resultados significativos possam ser alcançados", acrescentou a autoridade. No dia 12 de julho, o presidente sírio Bachar al-Assad havia considerado, entretanto, que as negociações não poderiam ser realizadas antes da posse do próximo presidente norte-americano no início de 2009.