postado em 29/07/2008 10:35
PEQUIM - A qualidade do ar em Pequim registrou uma clara melhora antes dos Jogos Olímpicos (8-24 de agosto) após a aplicação de medidas desde o início do mês, afirmaram nesta terça-feira (29/07) as autoridades. "Desde 1º de julho, todos os agentes poluentes relacionados ao trânsito caíram entre 15 e 20%, em 25 dias se enquadraram às normas", declarou à imprensa Du Shaozhong, chefe adjunto do Gabinete do Meio Ambiente de Pequim.
A situação melhorou consideravelmente desde 20 de julho, com a execução de um sistema de rodízio de automóveis, destacou. Nesta terça-feira, o vento e a chuva permitiram que a capital chinesa ficasse sem a névoa que a envolvia há vários dias. "O verão em Pequim é muito chuvoso, muito enevoado, e há vários dias sem sol. Não tem nada a ver com a poluição, é um fenômeno natural normal", declarou Du. "Nasci em Pequim e vivi aqui por mais de 50 anos. Quando era jovem, o verão sempre foi assim. Só lembro de que não havia chuva", disse.
O presidente do Comitê Olímpico Australiano, John Coates, declarou à imprensa que não havia notado mudanças em relação a sua última visita em março. "Esperamos que sejam postas em prática mais soluções e que haja avanços", declarou. Além do rodízio de automóveis, a capital chinesa adotou várias medidas para melhorar a qualidade do ar, como a retirada de 300 mil veículos muito poluentes ou o fechamento de várias fábricas situadas nas imediações de Pequim. As autoridades chinesas divulgam com regularidade relatórios sobre a melhoria da qualidade do ar, que não coincidem com as impressões dos moradores da cidade.