postado em 29/07/2008 10:56
XANGAI - As autoridades chinesas decidiram evacuar mais de 600 mil pessoas pela chegada do tufão Fung-wong, que se transformou em tempestade tropical, mas deixou dois mortos e seis feridos ao passar por Taiwan, informou nesta terça-feira (29/07) a imprensa estatal. Depois de passar por Taiwan, o tufão chegou à província chinesa de Fujian na noite de segunda-feira. Ainda não há informações sobre outras vítimas do Fung-wong na China.
O ministério de Proteção Civil deu ordem para iniciar as tarefas de ajuda em oito províncias, com o fornecimento de produtos básicos e construção de tendas para abrigar as pessoas que tiveram de deixar suas casas, informou a agência de notícias China Nova.
As autoridades de Xangai fecharam todas as estações de ferry nesta terça-feira, devido aos fortes ventos, afirmando que voltariam a abri-las quando as condições de tempo melhorassem, segundo a China Nova. Além disso, dezenas de vôos foram anulados no aeroporto Fuzhou, da província de Fujian.
A tempestade tropical Fung-wong -nome em chinês cantonês que significa fênix- avançava na direção norte, devendo alcançar a província chinesa de Jiangxi no fim desta terça-feira, onde pode ficar até três dias, afirmou a China Nova, citando meteorologistas.