postado em 05/08/2008 20:14
MIAMI - A tempestade tropical Edouard atingiu, nesta terça-feira (05/08), a costa do Texas (sul dos EUA), castigando o Golfo do México com fortes chuvas e ventos de 100 km/h antes de perder força, ao avançar terra adentro, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, sigla em inglês).
Edouard não chegou a se transformar em furacão em seu trajeto, como se temia, antes de impactar o litoral, e foi rebaixada para a categoria de depressão tropical, ao se deslocar sobre terra para o noroeste, segundo o NHC, com sede em Miami.
Os ventos caíram para 56 km/h nesta terça à tarde, e a expectativa é de que a depressão continue se enfraquecendo nas próximas 24h. "Todas as advertências costeiras da tempestade tropical foram descontinuadas", apontou o NHC.
Espera-se também que Edouard produza chuvas de 75mm a 130mm em algumas áreas do sudoeste de Louisiana e sudeste do Texas. Também são possíveis tornados isolados no leste e no centro do Texas.
Até 5,4 milhões de pessoas podem ser afetadas na região com a passagem da tempestade, de acordo com boletins já divulgados.
A temporada de furacões no Atlântico se estende de 1º de junho a 30 de novembro.