postado em 06/08/2008 08:07
PEQUIM - Quatro manifestantes estrangeiros que exibiam uma faixa com a frase "Tibete Livre" foram detidos pela polícia em Pequim nesta quarta-feira (06/08), nas proximidades do Estádio Nacional, informou a agência Nova China. O grupo, formado por três homens e uma mulher, foi preso logo após abrir a faixa, escrita em inglês, revelou a agência oficial de notícias, citando a polícia.
A faixa foi colocada por dois homens que escalaram postes de luz. A polícia chegou cerca de 12 minutos depois e levou os quatro, que entraram na China com vistos de turista, informou a agência oficial, sem citar a nacionalidade dos detidos. Segundo a organização Estudantes por um Tibete Livre, os manifestantes são dois homens americanos e um homem e uma mulher britânicos. Os quatro têm entre 23 e 34 anos.
A organização revelou que o grupo também desfraldou bandeiras tibetanas diante do Estádio Nacional e exibiu cartazes com os dizeres: "Um mundo, um sonho. Tibete livre", "Tibete será livre" e "Libertem o Tibete". A diretora da organização, Lhadon Tathong, disse que o grupo protestou durante 90 minutos e não apenas por 12 minutos, como afirma a polícia.
Segundo Lhadon Tathong, um dos manifestantes, em cima de um poste, conversou por celular com companheiros em Washington durante todo o protesto. Os organizadores dos Jogos "condenaram com firmeza" a manifestação. "Quatro estrangeiros agiram ilegalmente. Condenamos com firmeza esta ação", disse o porta-voz do comitê organizador BOCOG, Sun Weide.